Primeiro release

Após horas fuçando as strings, resolvi lançar a primeira versão da tradução da ROM MIUI.

Ela está praticamente 99%, mas como é a primeira versão, provavelmente existirão alguns errinhos ou setores esquecidos.

Ela é baseada no release do dia 24/12/2010 do miui-dev.com.

Acho justo anunciar créditos para o Edgard e sua equipe da ROM ShadowModBR, pois retirei algumas strings de tradução da ROM deles. Portal do projeto.

Bugs conhecidos:

Na primeira inicialização podem ocorrer force-closes repetidamente logo quando a homescreen aparecer. Segure o botão de ligar e selecione “Reboot”. O problema já deverá estar resolvido.

O aplicativo Theme Downloader não funciona. Isto se deve ao release para Milestone da MIUI. Os temas podem ser baixados manualmente neste endereço.

Instruções para instalação:

Como é uma ROM completa, será necessário o wipe (exclusão) de todos os aplicativos e sistema.

Vou linkar os aplicativos necessários para a operação: (lembrando que se você já está com uma ROM MIUI instalada, não é necessário baixar a SBF e o OpenRecovery. O procedimento é o mesmo ao aplicar qualquer outra ROM, inclusive a MIUI.)

ROM MIUIBR – O link para download se encontra aqui.

SBF TELUS. É a imagem completa do sistema operacional Android Froyo. As modificações são feitas a partir desta coisa aqui. (link androidarena.com.br)

OpenRecovery. É a ferramenta que vai possibilitar a aplicação da nossa modificação. (link androidarena.com.br)

RSD Lite. Aplicativo que irá possibilitar a aplicação da imagem completa do sistema operacional Android Froyo. (link shadowmodbr)

Lembrando que existe um aplicativo semelhante para ambientes Linux, que é o que eu uso. Se houver algum interessado, pode pedir nos comentários.

Drivers USB do Milestone para Windows. (link shadowmodbr)

Após baixar estes arquivos acima (incluindo a nossa ROM), as duas primeiras coisas a serem feitas são se certificar de que você fez o backup dos arquivos que não deseja perder e ter plena consciência de que você é responsável pelo o que faz ao seu telefone.

Em relação ao backup, você pode utilizar o aplicativo Titanium Backup (apenas para usuários com acesso root) que se encontra no market, de graça. Para SMS, você pode usar qualquer aplicação com o nome de “SMS Backup” no Market(tem várias, todas gratuitas).

Depois de se certificar destas coisas, você precisa flashear o seu celular. Retirarei alguns trechos do portal da ROM Shadowmod-br e farei as devidas modificações para a ROM em questão.

Primeira parte

  1. Instale os USB drivers.
  2. Instale o RSD Lite 4.6.
  3. Descompacte o OpenRecovery e copie o update.zip e o diretório OpenRecovery para o diretório raiz do seu SD Card. (cartão de memória)
  4. Copie o arquivo zip da ROM MIUIBR (miuiBR-milestone-12.24_PortuguesBR_FULL_v0.2.4.zip) para o diretório /OpenRecovery/updates.

Segunda parte

  1. Desligue seu telefone.
  2. Aperte e segure o botão de abaixar volume e câmera e ligue o telefone. Continue segurando os botões mesmo após ligado.
  3. Irá aparecer uma tela escrito BootLoader (xx.xx), se não aparecer repita o passo anterior.
  4. Conecte seu cabo USB no telefone e aguarde a instalação dos drivers.
  5. Abra o RSD Lite e aguarde aparecer que o telefone esta conectado.
  6. Quando aparecer que o telefone esta conectado, clique nos “…” ao lado da caixa de “Filename” e escolha aGOT_TELUS_2_2_1FULL.SBF base.
  7. Clique em “Start” e aguarde todo o procedimento. Não desligue seu telefone.
  8. Quando terminar o procedimento o telefone ira reiniciar (apagando e acendendo ou travado no logo da Motorola).
  9. Desligue o telefone novamente. (Poderá ser necessária a retirada da bateria neste passo.)

Terceira Parte – Aplicação da ROM

  1. Entre em modo de recovery apertando e segurando o botão X do teclado (em alguns modelos de Milestone é o botão da câmera invés do X) e ligue o telefone. Continue segurando o botão X ou câmera mesmo apos ligado.
  2. Irá aparecer um triangulo com uma exclamação, nesse momento aperte o botão de aumentar volume e após isso o  da câmera (em alguns casos precisam ser juntos).
  3. Irá aparecer um menu com algumas opções. Usando o D-pad do teclado, selecione a opção “apply sdcard:update.zip”.
  4. Selecione “Wipe Data/Factory Reset” e escolha “Yes”.
  5. Selecione “Apply Update”.
  6. Selecione “miuiBR-milestone-12.24_PortuguesBR_FULL_v0.2.4.zip”.
  7. Será solicitada uma confirmação, selecione “Yes”.
  8. Terminado a instalação selecione “Go Back” e escolha “Reboot System”.
  9. Em alguns casos, na próxima inicialização o celular ficará preso na tela da exclamação da Motorola. Se isso acontecer, pressione o botão de desligar uma vez e ele irá reiniciar o aparelho. A partir daí está quase pronto!
  10. Após tudo inicializar corretamente, entre em Settings, vá até a aba System e selecione a opção Language Options. Ali, selecione Português (Brasil) e Done.

E pronto, tudo deve estar em português. Existem alguns nomes de aplicativos na página principal que não foram traduzidos, pois não consegui encontrar a string deles ainda. Mas prometo que na próxima versão estará tudo bonitinho.

Qualquer dúvida, crítica ou sugestão é bem vinda, só postar nos comentários.

E pra quem detesta a câmera padrão dessas ROMs, eu hospedei a aplicação da Câmera da Motorola. É só instalar normalmente como qualquer outra App e ela estará pronta para uso.

Bom, é isso. Espero que tenha sido útil.

Edit: Faltou informar que sexta feira eu disponibilizarei uma versão nova da tradução com correções e sugestões.

 

38 respostas para “Primeiro release

  • Artur Calandrini

    Excelente iniciativa! Se você não se incomodar eu irei fazer uma postagem no meu blog falando sobre a MIUI Br, ok?

    Por sinall… não vai ter pra Nexus One não? heheh

    • miuibr

      Opa Artur, pode divulgar a vontade. Quanto mais pessoas ajudar, melhor.

      Pô, pro N1 é possível sim! Já que é um dos aparelhos em que o pessoal da MIUI é mais ativo.
      Acho que os mais problemáticos serão alguns modelos low-end, tipo o Quench, já que a dev da MIUI nem fez adaptações e eu não tenho o aparelho para testar.

      Vou dar um jeito pra fazer as strings pro N1 em breve.

  • Artur Calandrini

    Muito Obrigado! Estou na espera e já estou fazendo um post sobre o seu projeto. Caso haja alguma informação além da encontrada no seu blog que você queira que eu adicione é só mandar pro meu e-mail.

  • Artur Calandrini

    Amigo, o que você acha de uma parceria? Eu adiciono o link do seu projeto em todos os meus posts por um certo tempo e depois movo ele talvez pra minha blogroll ou pra um widget na sidebar do vida movel, e você adiciona um widget chamado ‘Apoio’ nesse blog com o nome e endereço do Vida Móvel Blog, o que você acha disso?

  • Instalar MIUI BR Android 2.2 no Motorola Milestone | TekiMobile

    […] notícia que acabei de ler no Vida Móvel Blog: O projeto MIUI BR desenvolvido por um brasileiro chamado Murilo. Para quem não conhece a MIUI é um Rom alternativa […]

  • Cleber Silva

    Opa, que bom que tem mais gente apoiando! Estou usando o Shadowbr, e é perfeita, mas quero conhecer a sua tbm! Parece mto boa! Só gostaria de saber se posso apenas fazer update pelo openrecovery em cima da Shadownbr, ou vou msm ter que reinstalar a Telus? Parabens Murilo! E desde ja obrigado pela iniciativa! Espero que seja a primeira de muitas atualizações! Flw! Vlw

    • miuibr

      Opa Cleber! Obrigado pelo apoio!

      Então, se eu não me engano, a SBF usada como base para a ShadowMod é modificada, (SBF_BASE_2.2.1.sbf, algo assim) o tamanho dela é menor e por isso, muito provavelmente, pode causar algum problema com a MIUI. Mas lembrando, eu não testei, então pode dar certo!
      Eu aconselho vc a pegar essa versão de Telus de quase 100mb, é mais confiável, mesmo que não sejam usados efetivamente tudo dentro dela. :/
      Outra coisa é que a versão do OpenRecovery que eu postei aqui é diferente também. Não sei lhe dizer se isso pode dar problemas, mas vc pode tentar também.

      Espero que consiga fazer funcionar tudo certinho aí! Me mande o feedback quanto às suas experiências! 😀

      Obrigado!

      • Cleber Silva

        Esta ROM é show brother! Brigadão msm!
        A sim, eu instalei em cima da Shadowbr, com o openrecovery dele tbm e rodou td beleza, não deu nenhum Bug ainda! Senti falta dos Apps padrão como o Gmaps 5, ou StreetView. E o espaço para App é um pouco menor! E ainda deu um pouco de trabalho para configurar! Mas isto é por falta de costume msm! O fato do tema parecer com o IPhone, não me agrada tanto. Mas que o visual esta bonito, ninguem pode negar! Show msm! Enfim … esta vai ser minha ROM padrão por hora! Pelo menos até vc ou o Shadowbr (ou os dois) criarem outras atualizações rsrs
        Mas uma vez, agradeço pela iniciativa! Vou brincar mais um pouco com meu novo Milestone rs! ABÇ! Vlw!

  • Michael Diana

    Cara, parabéns! Achei que ia me arrepender da compra do Mile, mas cada dia me surpreendo mais com o aparelho. Testei essa ROM em mandarim e, apesar de usar a “intuição” para chegar onde queria, achei fantástica. Uso a ShadowMOD, que é excelente. Estou baixando a sua versão. Parabéns e forte abraço.

  • JonatasCD

    Só ficou faltando os botões pra compartilhar a boa nova nas redes sociais 😉


    Também sou user da ShadowMod e vou ver com calma como testar a MIUIBR sem correr muitos riscos.
    Parabéns pela iniciativa!

  • P3r510

    Parabéns pelo projeto.
    Testei essa rom com o mod em ingles, mas sempre me esbarrava com o problema de não poder adaptar ou usar em português.

    Obs: vc já pensou em abrir um tópico no XDA sobre o MIUIBR?

    • miuibr

      Obrigado!
      É, já faz um tempo que ela tá por aí e ninguém se manifestou pra traduzir. xD Acho que um dos motivos foi que os releases anteriores não estavam tããão estáveis(wtf) e era um fator desmotivante.

      Cara, boa ideia. A pasta do milestone é parada lá. Vou providenciar algo. 😀

  • Washington

    Olá, primeiro, parabéns pelo projeto, instalei aqui e ta perfeito ate agora.
    Vlw mesmo cara.

  • Vinicius F

    Opa, muito bom trabalho! Apliquei o update por cima da minha shadowbr e foi sem problemas. Não se pode esquecer de executar o wipefull com esse meu método. Fora isso, tudo bacana until now….

  • carlinhoxs

    Caro Murilo, boa noite, Vi a indicação da sua rom, agora nossa, nos PostScript do vidamovelblog. Instalei no meu Milestone e estou muito feliz… Nos dá o possibilidade de diversas configurações. Está funcionando muito bem, nenhum force glose, bateria durando muito mais, e fico ligado na rede o dia inteiro, muito boa mesmo. O que não está traduzido, não incomoda em nada. Estou a disposição para te ajudar no que precisar, mas infelizmente sou só um mero usuário final!!!!! Parabéns e estou usando mesmo!!!!

  • Marcos

    Sensacional, minhas primeiras impressões são ótimas. Estou ansioso para testar a versão 31.12 em pt-br se possível. Parabéns!

  • Diego

    Parabens miuibr acabei de instalar minhas impress~~oes até o momento são otimas, agora vou reportar 2 coisas que percebi 1º a tradução esta dando problema para mudar o fuso horario quando esta em pt da force close tive que colocar em english alterar e depois voltar. 2º no player deixe o como Playlist mesmo é um termo bastante comum desta forma os caracteres não irão invadir o botão ao lado. Muito legal essa ROM e parabens pela tradução.

  • Michael Diana

    Aproveitando para trocar experiência, como é uma ROM feita em cima do Tellus, aqueles que usam o Froyo da ShadowMOD ou Cyanogen podem pular direto para a terceira parte do tutorial.
    Murilo, ficou excelente, mais uma vez parabéns. Confirma pra mim seu e-mail, para passar algumas sugestões de melhoria na tradução. Uma sugestão inicial é a de incorporar o ícone de bateria com porcentagem, tipo o patch novo no Shadow.
    Por aqui, reduzi a frequência mínima e as voltagens iguais ao patch da Shadow 125~900 Low Voltage e até o momento sem FC.
    Abraços.

    • Bassi

      Michael,
      Sou newbie nesse assunto, usava a Shadow e agora estou com a MIUI.

      Eu usava 125×900 LV na Shadow, como faço para configurar a MIUI? E quanto a Governor? O SmartAss é show de bola! Tem como usar tb?

      Agora, fora isso, dúvida cruel de qual usar: Sahdow ou Miui! To qse comprando outro mile para ficar com uma em cada (huhauahua).
      De qualquer forma fico com a MIUI até a Shadow sair com alguma atualização relevante (tipo GingerBread).

  • Pedro

    Parabéns pelo projeto!

  • Marcos

    Apliquei a atualização OTA 13.31 aqui, e está tudo em pt-br ainda… acho que as novas alterações não afetam a tradução. Mais uma vez, parabéns!

  • Marcos

    …no site oficial da rom tem o update OTA.

    • Diego

      tentei pelo arquivo update mas da erro status 7 e aborta.

    • Washington

      Amigo, qual o procedimento para atualizar via ota?
      Nos diga esse segredo rsrsrs.

      Tentei aplicar via open mais da o mesmo erro do amigo acima.

      • Diego

        então…acredito que o update OTA não tenha funcionado devido ao novo kernel que esta na MIUI 12.31 pelo menos é o que aparenta estar no site oficial la eles dizem que tem q passar o pack completo…agora como o amigo Marcos conseguiu eu não sei, só se ele estava utilizando alguma rom base que tivesse o kernel atualizado sei la…

  • marcio6775

    Também não consegui de nenhuma forma, mesmo erro citado por vocês, então cabe ao marcos nos dar uma mãozinha, e nos dizer qual foi o método utilizado por ele……..
    marcio6775…………

    E ai murilo, desde que a coloquei, poucos dias arás tenho pouco a relatar:
    Alguns apps na home que ainda estão em inglês, como vc mesmo relatou.
    No player MIUI devido o tamanho da fonte ser um pouco grande fica o gráfico de listas de reprodução por cima de álbuns.
    O market tem vários fc constantes.
    O tethering não funciona, da erro, testei com chip claro e vivo.
    Como já relatado atualizações do sistema também dá fc.
    No aplicativo camera, todo o menu ainda está em inglês, e a camera pra filmar sempre trava e várias vezes chegou a reiniciar o aparelho, sem condições de fazer nenhuma filmagem.
    Bem até o momento foi isso que pude perceber, ao longo dos próximos se encontrar mais alguma coisa torno a relatar.
    De antemão já agradecendo este excelente trabalho que vem desenvolvendo.
    marcio6775………..

  • Diego

    Alguem ja testou a MIUI 12.31 em ingles ? esta sendo feito um grande “AUÊ” sobre esta nova versão, na verdade simpatizei tanto com esta ROM que acho que não vou esperar a tradução do murilo, geralmente a versão em ingles ja sai com 1 dia após o lançamento…rsrsrs..os kra tão ficando exigente demais….rsrsr…parabens murilo só da um sinal de vida pra gente ai….abraço…

  • Diego

    realmente não havia testado a camera pra filmar e é tenso essa travada seguida de reboot, bem se até o final do dia o Murilo não liberar nada vou testar a 12.31 em ingles e ver como esta ai reporto aqui…

  • Michael Diana

    Murilo, detectei os seguintes problemas neste release:
    – Algumas teclas do teclado físico, como o $, colocam outros símbolos no lugar.
    – Botão de atender chamada desconfigurado.
    – Botão de listas de reprodução do MIUI Player desconfigurado.
    – Market acha que você está na China e não aparecem alguns aplicativos (comigo aconteceu com o RPN Calc Financial, que havia comprado e não é vendido na China, e portanto não aparecia).
    Tem alguns menus ainda em mandarim, mas esses eu acredito que você tenha visto mas não teve tempo de traduzir. 😉
    Forte abraço. Mais uma vez parabéns, excelente trabalho.

  • Diego

    é galera testei a miui 12.31 bom a melhor definição pra ela seria “LIXO” muitos FC´s a bateria sendo sugada enfim a 12.24 esta mais estavel no ponto de vista e os problemas encontrados com a 12.24 continuam na 12.31 ai pensei vou voltar pra shadow saiu uma ontem mas então vi varias reclamações bom ai fiquei triste fui atras da cyanogen que estavam falando bem estou com ela nesse instante e tudo ok faz poko tempo vamos ver quem interessar tai o link do projeto milestone http://code.google.com/p/cyanogenmod4milestone/downloads/list

Deixe um comentário

